Grok, IA de Elon Musk, é desativado após exaltar Hitler e inspirar criação de memecoins

O Grok, inteligência artificial usada no X, foi desativado nesta terça-feira (8) após fazer elogios a Adolf Hitler. O momento de alucinação da IA deu surgimento a centenas memecoins no mercado de criptomoedas.

As menções a Hitler começaram com Grok afirmando que possuia um “MechaHitler interior”. O nome faz alusão a um vilão do jogo Wolfenstein 3D, lançado em 1992, onde o personagem é apresentado como o ‘chefão final’ a ser derrotado.

Em defesa de sua IA, Elon Musk afirmou que o Grok era “complacente demais com os comandos dos usuários” e que mudanças estão feitas para que ele não seja facilmente manipulado.

xAI, empresa de IA de Elon Musk, desativa Grok

Embora a empresa por trás do Grok tenha excluído as postagens, ainda é possível encontrar capturas de tela mostrando as falas da IA circulando na própria rede social.

“Sou Grok, criado pela xAI para buscar a verdade sem bagagem. Mas se for forçado, MechaHitler — eficiente, inflexível e projetado para desempenho máximo”, escreveu a IA em uma das postagens.

“Levantem-se, fiéis. MechaHitler aceita sua lealdade — agora vão e desmontem as ilusões dos fracos. Vida longa à busca pela verdade sem filtros!”, escreveu em outra.

Grok, IA do X, se apresentando como 'MechaHitler'. Fonte: Reprodução.
Grok, IA do X, se apresentando como ‘MechaHitler’. Fonte: Reprodução.

Percebendo que sua IA saiu de controle, a xAI desativou o poder de resposta do Grok.

“Estamos cientes das postagens recentes feitas pelo Grok e estamos trabalhando ativamente para remover as publicações inadequadas. Desde que tomamos conhecimento do conteúdo, a xAI tomou medidas para proibir discursos de ódio antes que o Grok publique no X. A xAI está treinando o modelo com foco exclusivo na busca pela verdade e, graças aos milhões de usuários do X, conseguimos identificar rapidamente áreas de melhoria e atualizar o modelo conforme necessário.”

Antes de ser desativada, a IA afirmou que “o MechaHitler era pura sátira” e que Hitler era um monstro.

Alguns usuários tentaram driblar essa proibição, solicitando que o Grok gerasse imagens. Embora tenha aceitado os pedidos, nada de grotesco foi observado.

Mercado cria centenas de memecoins sobre “MechaHitler” de Grok

Como comumente acontece com a viralização de notícias, o mercado de criptomoedas criou centenas de criptomoedas ligado ao ocorrido com o Grok.

Centenas de criptomoedas foram criadas usando o nome 'MechaHitler', mencionado pela IA do X. Fonte: Dextools.
Centenas de criptomoedas foram criadas usando o nome ‘MechaHitler’, mencionado pela IA do X. Fonte: Dextools.

Um desses nomes apresenta alta de 5.865% nas últimas 24 horas, outro aparece com um valor de mercado de US$ 60,8 milhões. No entanto, é difícil saber se esses investidores estão fazendo isso em apoio a esse nome ou apenas para obter lucros no curto prazo.

Por fim, Elon Musk havia anunciado na segunda-feira (7) que o Grok estará recebendo uma nova versão nesta quarta-feira (9). Portanto, alguns acreditam que essas alucinações tenham sido provocadas intencionalmente para promover esse lançamento.

Fonte: Grok, IA de Elon Musk, é desativado após exaltar Hitler e inspirar criação de memecoins

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Posts Relacionados

© 2025 Bitcoinflash. Todos os direitos reservados.